14:57

Além das fronteiras da fé

Coleções representando as diversas crenças do mundo,
estão sendo exibidas, no Museu de Arte Islâmica, do Catar, com o objetivo de promover a tolerância, o respeito e a aproximação entre as várias comunidades e fés religiosas. A coleção apresentada atualmente recebeu o sugestivo título de Além das Fronteiras.


O Catar
é um país islâmico e monárquico, localizado em uma das penínsulas do Golfo Pérsico, cercado pelo mar, fazendo fronteira terrestre apenas com os Emirados Árabes e a Arábia Saudita, ao sul. A idéia de construir o museu foi do xeique Hamad bin Khalifa al-Thani – que começou a colecionar arte islâmica na década de 90, depois doando todas obras para o novo museu –, e sua esposa Mozah bint Nasser al Missned.

Emir do Qatar Sheikh Hamad bin Khalifa Al-Thani e sua esposa,
Sheikha Mozah Bint Nasser Al Missned,
chegando a um jantar da UE-Mediterrâneo (Paris, 13/7/08).

Mozah
é uma mulher bastante ativa. É enviada especial da UNESCO para a Educação, desde 2003, e participa efetivamente do projeto Aliança de Civilizações das Nações Unidas, uma iniciativa da ONU para combater os preconceitos e incompreensões entre as culturas, nomeadamente islâmicas e ocidentais.

Sheikha Mozah Bint Nasser Al Missned

O museu,
fica localizado em uma ilha artificial, a 60km de Doha, Capital do país, e custou US$300 milhões. Projetado por I.M.Pei, arquiteto chinês-americano, em quatro anos de trabalho (incluindo pesquisa), foi inaugurado em nov./2008. Sua coleção permanente inclui manuscritos, livros, cerâmicas, trabalhos em metal e madeira, tapetes, tecidos e invenções científicas islâmicas. Além das obras atuais, o emir tem autorizado a compra de diversas coleções, da Espanha à Índia, séculos VII a XIX.

O museu: construído numa ilha artificial, a 60m. da costa de Doha

Mayasa bint Hamad al-Thani,
filha do emir e diretora do órgão responsável pelos museus catarenses, disse que exibições, como a atual, reafirmam a noção de que “beleza não conhece religião ou fronteiras políticas".

Mayasa bint Hamad al-Thani

Obras
apresentadas na exposição Além das Fronteiras:

Prato pintado – Turquia (1600 a 1610)


Pedra em quatro línguas (1149)


Jarro de jade - norte da Índia (séc. 18)


Peça da coleção permanente


Peça da coleção permanente

Informações:
BBC Brasil - Museu islâmico do Catar exibe obras para aproximar civilizações, por Tariq Saleh (de Beirute para a BBC Brasil), 12/5/09.
Unric – Centro Regional de Informação das Nações Unidas

Imagens: todas as imagens das obras foram baixadas do site BBC Brasil.

Comments (2)

Margareth,vim visitar seu blog e deixar meu comentário olha eu dei um tempo com religião, hoje sou agnóstico,mas vejo coisas interessantes e até boas em muitas, mas não me envolvo e nem me fanatiso devido a isso eu não sei quem realmente tem a verdade absoluta e a história prova que já tivemos muita guerra em funçao dessa intolerancia chega de guerra bom é isso fico por aqui um abraço.É uma boa matéria.

Gostei muito deste seu blogue. Além de muito bonito é um convite à tolerância e amor. Por isso está em destaque no Cova do Urso durante o fim-de-semana. Abraço

Postar um comentário

Maga Patateista BlogBlogs.Com.Br