22:12

Bestiário: simbologia na Id. Média (II)

(livre trad. tema apresentado em exposição virtual da BNF)

Os animais foram criados para servir aos homens, não só como alimento, mas também para proporcionar-nos remédios e nos ajudar, como o cavalo, o camelo e seus semelhantes.



Outros para nos divertir, como os macacos, cães e várias outras espécies.



Alguns para nos tornar conscientes de nossa fragilidade, como as pulgas e outros parasitas que nascem de nossa miséria. Outros nos fazem temer a Deus e seu poder: leões, ursos e serpentes. Por exemplo, causa-nos medo e nos leva a invocar a Deus, por causa do medo que nos inspiram.



É um mundo animal totalmente pensado para louvor ao Criador e à formação espiritual do cristão que o bestiário coloca em primeiro plano, preocupado mais com as alegorias que com as ciências naturais.





Mesmo os animais familiares são objeto de relatos fabulosos: “acaso não é dado poder à doninha para conceber e dar à luz pela orelha e parir pela boca ou ao pelicano regurgitar e alimentar seus filhos com seu próprio sangue?”



Os artistas tinham predileção por criaturas híbridas inspiradas, às vezes, na antiguidade, como o dragão ou o centauro, que se tornou o Sagitário no zodíaco.






Não hesitavam em deixar as formas convencionais da antiguidade, com uma desenfreada proliferação de monstros, para, supõe-se, inspirar o medo do inferno e do julgamento final.



Embora o simbolismo do bestiário venha, na maioria das vezes, da Bíblia, há uma sobreposição de relatos antigos, que podem dar origem a interpretações complexas e contraditórias.



O leão, por exemplo, tem muitas facetas: supõe-se que durma de olhos abertos, que guarda a casa de Deus, devolve a vida a seus filhos mortos ao nascer, como Deus ressuscitou Cristo, e está associado à imagem da ressurreição. Entretanto, sua impetuosidade e seus rugidos às vezes fazem dele um símbolo do Diabo.




Na Idade Média ocidental, o imaginário animal se mostra particularmente rico e gerador de espécies fabulosas.



Fonte:
Biblioteca Nacional da França (não deixem de conferir o site, há muito mais para ver)

Comment (1)

Oi, vou comentar aqui. Vi a indicação no blog do Xandy, que é um menino cabeça,corri aqui e amei seu blog. Parabés.

Postar um comentário

Maga Patateista BlogBlogs.Com.Br